Notícias
Miocardite: a doença que inflama os músculos cardíacos.
Por: admin 10/02/2022 18:25A miocardite é uma doença rara que inflama os músculos cardíacos, e pode surgir em decorrência de uma infecção viral, como catapora ou gripe, ou por bactérias e fungos. No entanto, a miocardite só se desenvolve quando o quadro dessas infecções encontram-se em um estágio mais avançado.
Seus sintomas são típicos de doenças cardíacas, como dores no peito, falta de ar, tontura, cansaço, frequência cardíaca irregular e inchaço nas pernas e pés. Por isso, a visita frequente ao cardiologista é essencial para evitar surpresas.
O que causa esta inflamação?
A miocardite pode ser desenvolvida por diversas causas, mas as mais comuns são por infecções, toxinas e medicamentos que comprometem o coração e distúrbios sistêmicos.
No entanto, ainda hoje há alguns casos de miocardite que tem a sua causa desconhecida e/ou não identificada.
Quais exames são utilizados no diagnóstico da miocardite?
O diagnóstico da doença que inflama os músculos cardíacos depende muito do conjunto de sintomas e quadro de saúde do paciente, e os exames mais utilizados para a identificação desta condição são:
Eletrocardiograma (ECG);
Enzimas Cardíacas;
Radiografia de Tórax;
Cintilografia Miocárdica;
Ressonância Magnética (RNM);
Biópsia endomiocárdica.
Como é o tratamento desta doença doença rara que inflama os músculos cardíacos?
Geralmente, o tratamento da miocardite é realizado em casa, através de muito repouso e evitamento de atividades que sobrecarregam o órgão cardíaco.
De contrapartida, o tratamento adequado à base de antibióticos, antifúngicos ou antivirais também é alinhado a este período de recuperação, a fim de reduzir e curar a infecção presente no músculo.
A miocardite possui chances de cura?
Embora ela pareça assustadora no primeiro momento, esta inflamação que ocorre nos músculos cardíacos tem grandes chances de cura, e em sua maioria, a doença desaparece quando o tratamento é bem sucedido.
Já, em casos em que a inflamação é grave ou está em estágio avançado, a internação hospitalar pode ser indicada, além de outros métodos mais específicos de tratamento.
Conte com a Prolab:
Caso você tenha reconhecido algum dos sintomas acima e tenha apresentado sinais de palpitações e fadiga, não deixe de entrar em contato conosco para um diagnóstico preciso.
Toda a nossa equipe está à sua disposição ATRAVÉS DESTE LINK.
A Clínica Prolab está lado a lado com a saúde do seu coração! ♥
LEIA TAMBÉM:
+ Prevenção é o melhor remédio para doenças cardiovasculares
+ Como cuidar do coração em tempos de pandemia
+ A importância do Check-up Cardiológico para a sua saúde!
Voltar para Notícias