Notícias
Arteriosclerose: uma doença silenciosa que necessita de atenção.
Por: admin 15/12/2021 20:20
Você sabe como a arteriosclerose atua?
Antes de tudo, iremos te contar que a arteriosclerose é uma doença silenciosa e também muito perigosa, caracterizada pela perda gradativa de elasticidade e estreitamento das artérias, responsáveis por levar oxigênio e nutrientes do coração para o restante do nosso corpo.
Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da arteriosclerose, os médicos cardiologistas da Prolab citam, o acúmulo de gordura saturada e colesterol nas artérias, a má alimentação, a diabetes, o estresse, a hipertensão, juntamente com o sedentarismo e o tabagismo como os mais agressivos.
Ao longo deste artigo, você poderá conferir maiores informações sobre os principais sintomas, diagnóstico e tratamento da arteriosclerose. Então, tenha uma boa leitura e nos procure caso haja dúvidas!
Os principais sintomas associados a arteriosclerose:
À primeira vista, você saberia me dizer por que a arteriosclerose é chamada de doença silenciosa? Pois bem, compreenda que as manifestações desta doença, só podem ser identificadas quando o fluxo de sangue encontra-se quase ou completamente comprometido, e devido a isto, ela se popularizou como “silenciosa”.
Vale ressaltar ainda, que os seus sintomas dependem de quais artérias são afetadas. Sendo assim, nossos cardiologista destacam:
✔ Dores ou desconforto no peito, dificuldades para respirar, palpitações, confusão mental, tonturas, fraqueza nos braços e pernas, perda temporária da visão, aumento da pressão arterial, além disso, o cansaço intenso e sem causa aparente também deve ser observado.
Outros sintomas que podem estar associados são tremores, cãibras, sinais de falência renal (urina com cheiro forte e espumosa), além da dor de cabeça excessiva.
Saiba como diagnosticar:
O médico responsável pelo diagnóstico da arteriosclerose é o cardiologista, o qual irá solicitar inicialmente, exames laboratoriais que avaliem o perfil lipídico (colesterol total, HDL e LDL, triglicerídeos, PCR e apolipoproteína).
Dependendo do quadro do paciente e evolução da arteriosclerose e, outros exames podem ser requeridos, sendo eles, o cateterismo, angiotomografia cardíaca, teste de esforço, eletrocardiograma, ecocardiograma e cintilografia miocárdica.
Lembre-se: a arteriosclerose é uma doença silenciosa e requer tratamento adequado:
O seu tratamento visa restabelecer o bom funcionamento do fluxo sanguíneo, nesse sentido, a remoção das placas de gordura das artérias será efetuada.
Consequentemente, a passagem de oxigênio para o coração, bem como a regulagem dos batimentos cardíacos do paciente também são beneficiados.
Para isto, os métodos mais utilizados são a angioplastia ou uso de medicamentos específicos recomendados pelo médico cardiologista.
Quando procurar ajuda médica?
Se você notar a presença de alguns dos sintomas citados acima, não hesite em falar conosco.
O diagnóstico precoce é fundamental para retardar a evolução da arteriosclerose. Portanto, não hesite em procurar a Clínica Prolab o quanto antes.
As chances de diminuir quaisquer riscos de um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outra emergência médica só dependem de você.
A Clínica Prolab está de mãos dadas com a saúde do seu coração. ♥
Telefones para contato: (41) 3079-9717 ou (41) 3079-9718 ou acesse o link para whatsapp: Clique aqui e agende sua consulta.
Voltar para Notícias