Notícias
Infarto: Sintomas e Tratamento.
Por: admin 01/11/2021 17:13Conhecido por muitos como ataque cardíaco, o infarto do miocárdio ou infarto agudo do miocárdio é o resultado do acúmulo de camadas de gorduras presentes nas paredes da artéria coronariana. Quando estas obstruções acontecem, as barreiras de gordura impedem que o sangue circule de maneira correta, levando assim, a necrose (morte do tecido) de parte do músculo cardíaco pela falta de oxigênio.
Principais sintomas do infarto:
O sintoma mais comum do infarto é a dor ou desconforto na região do peito, a qual pode se estender pelo braço esquerdo, costas ou até mesmo para o rosto. A duração deste desconforto varia para cada pessoa, sendo violento e duradouro, e em alguns casos, uma sensação de pressão no tórax também pode se fazer presente.
Porém, outras manifestações do infarto também podem ser analisadas, por exemplo:
✔ Desmaio;
✔ Alterações na frequência cardíaca;
✔ Falta de ar e palpitações;
✔ Náuseas e tonturas;
✔ Palidez;
✔ Fraqueza;
✔ Suor excessivo.
Para o diagnóstico de um infarto, contamos com a avaliação clínica dos sintomas observados associados a exames de exames de eletrocardiograma, ecocardiogama e cateterismo.
Tratamento:
A desobstrução da artéria coronariana é o foco principal do tratamento para infarto.
O processo pode ser realizado de duas formas, sendo através da angioplastia coronária (desobstrução mecânica) ou por fibrinolíticos (desobstrução com medicamentos).
A angioplastia coronária é feita com um cateter-balão, o qual é inserido no punho ou na virilha do paciente e dirigido até a artéria que deve ser desobstruída. Em seguida, o cateter é inflado até que a artéria esteja totalmente aberta, e um stent (dispositivo parecido com uma mola) é colocado para manter a artéria aberta e realizando sua função normalmente.
Já o tratamento com fibrinolíticos, trata-se da dissolução do coágulo através de medicamentos específicos. Porém, esta técnica só pode ser utilizada caso a desobstrução por angioplastia não possa ser realizada.
Agora me conta, você notou a presença de alguns dos sintomas citados acima? Não hesite em procurar a ajuda de um médico cardiologista. Nossos profissionais estão prontos para lhe atender através dos telefones (41) 3079-9717 ou (41) 3079-9718.
A Clínica Prolab está de mãos dadas com a saúde do seu coração. ♥
Voltar para Notícias