Cuidado com a Doença Cerebrovascular. - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Cuidado com a Doença Cerebrovascular.

Por: admin 11/11/2021 19:53

As Doenças Cerebrovasculares referem-se a grupo de doenças que obstruem a passagem do sangue pelas artérias cerebrais. O temido Acidente Vascular Cerebral (AVC), é uma das mais comuns deste conjunto, a qual atinge uma pessoa a cada cinco segundos, no mundo todo.

Vale ressaltar ainda, que pelo menos 25% das vítimas de AVC, sofrem a perda gradual da cognição e chegam a demência em cerca de um ano.

Continue a leitura deste artigo e descubra como identificar os sintomas da Doença Cerebrovascular.

 

Sobre o Acidente Vascular Cerebral:

O AVC está entre as principais causas de morte em nosso país. Segundo o Ministério da Saúde, o seu risco aumenta a partir dos 50 anos e afeta mais os homens do que as mulheres.

Neste sentido, a prevenção é primordial e o seu diagnóstico precoce reduz as ameaças de sequelas graves, e em alguns casos a recuperação pode ser completa.

 

Tipos de AVC:

Há dois tipos de Acidentes Vascular Cerebral, que acontecem por causas distintas. WhatsApp

O isquêmico é responsável por pelo menos 85% das ocorrências de AVC. Nestes casos, uma determinada área do cérebro é obstruída e este entupimento acomete significativamente a função do órgão.

Já o AVC hemorrágico é ocasionado pelo rompimento de vasos sanguíneos e registra pelo menos 15% dos casos.

 

Quais as principais manifestações de um Acidente Vascular Cerebral?

Nosso corpo emite alguns sinais de alerta para nos ajudar a identificar um AVC com antecedência. Os principais sintomas para ambos os tipos são:

– Dor de cabeça intensa e repentina;
– Fraqueza e/ou formigamento no rosto, braço ou perna, geralmente em apenas um lado do corpo;
– Assimetria facial;
– Confusão mental ou perda de memória;
– Alterações na visão ou na fala;
– Desequilíbrio ou falta de coordenação;
– Tremores, náuseas e vômitos;
– Sonolência;
– Perda de sensibilidade, como dificuldade para identificar frio ou calor de um lado do corpo;
– Convulsões.

 

Como socorrer uma vítima de um Acidente Vascular Cerebral?

Procure manter a calma e ligar imediatamente para uma ambulância. Neste tempo, tente descobrir se a pessoa faz uso de algum medicamento ou se sofre de alguma doença. Após isso, deite a vítima de lado com a cabeça ligeiramente levantada (dessa forma a língua não irá bloquear a garganta) e a cubra para mantê-la aquecida.

Realizar massagens cardíacas na vítima de AVC é fundamental, para isso, apoie uma mão sobre a outra e mantenha os braços esticados, utilizando apenas o peso do próprio corpo. Se possível, faça pelo menos 120 compressões por minuto, intercalando com duas respirações boca-a-boca. Lembre-se que os primeiros socorros são primordiais até a chegada da ambulância.

 

Diagnóstico e Tratamento:

Logo que os primeiros sinais de AVC sejam observados, os exames e testes físicos para um diagnóstico preciso serão realizados. Já o tratamento depende do quadro do paciente e de qual tipo de AVC esta pessoa sofreu. O mais importante é que este tratamento se inicie o quanto antes, para evitar sequelas neurológicas irreversíveis.

 

A prevenção é o melhor remédio:

Hábitos saudáveis de vida, alimentação equilibrada e controle de peso são essenciais para prevenir o Acidente Vascular Cerebral.

Pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes devem realizar seus exames periodicamente, bem como aqueles que possuem histórico familiar de doenças do coração.

Destacamos ainda, que a maior parte dos casos de AVC podem desenvolver infartos e doenças coronarianas. Ou seja, se preocupar com a sua saúde cardíaca também é uma forma de prevenir o Acidente Vascular Cerebral.

 

A Clínica Prolab se preocupa com a saúde. Procure ajuda de um especialista. ♥

Voltar para Notícias
icone whatsapp