Notícias
Infarto e Parada Cardíaca. Entenda a diferença.
Por: admin 02/05/2022 10:54Você também pensa que infarto e parada cardíaca são a mesma coisa? Vamos te provar que você está enganado.
Antes de tudo, vamos te mostrar as principais diferenças entre eles e logo em seguida, iremos lhe trazer algumas dicas essenciais de primeiros socorros para ambos os casos. Confira a seguir e tenha uma ótima leitura!
Infarto X Parada Cardíaca. Entenda a diferença.
O infarto do miocárdio ou infarto agudo do miocárdio é o resultado do acúmulo de camadas de gorduras presentes nas paredes da artéria coronariana. Deste modo, quando estas obstruções acontecem, as barreiras de gordura impedem que o sangue circule de maneira correta, levando assim, a necrose (morte do tecido) de parte do músculo cardíaco pela falta de oxigênio.
Enquanto, a parada cardíaca acontece de forma súbita e trata-se da interrupção ou falência repentina das funções cardíaca e respiratória. Ou seja, o coração falha e perde a capacidade de bombear o sangue.
Quais os principais sintomas entre uma doença e outra?
Por vezes, os sintomas entre infarto e parada cardíaca são muito semelhantes e o mais comum é a dor ou desconforto na região do peito, a qual pode se estender pelo braço esquerdo, costas ou até mesmo para o rosto.
A duração deste desconforto varia para cada pessoa, sendo violento e duradouro, e em alguns casos, uma sensação de pressão no tórax também pode se fazer presente.
Outros sintomas presentes antes de ocorrer o infarto ou a parada cardíaca, são: desmaio, alterações na frequência cardíaca, falta de ar e palpitações, náuseas e tonturas, palidez, fraqueza e suor excessivo.
Para o diagnóstico de ambas contamos com a avaliação clínica dos sintomas observados associados a exames de exames de eletrocardiograma, ecocardiograma e cateterismo.
Dicas de primeiros socorros para Infarto e Parada Cardíaca:
Em casos em que a vítima apresenta sintomas de infarto ou parada cardíaca seguido de desmaio, aconselhamos: chamar uma ambulância ou serviços de emergência da sua região, avaliar se a pessoa está respirando, colocar a vítima em posição lateral de segurança (deitada de lado), aguardar a chegada da ajuda médica e ir verificando frequentemente a respiração.
Caso a vítima não esteja respirando, vire-a de barriga para cima numa superfície dura e inicie a massagem cardíaca. Assim, para a realização da mesma indicamos colocar as duas mãos no centro do peito com os dedos entrelaçados, em seguida, realize compressões mantendo os braços esticados e empurrando o peito para baixo – até que as costelas abaixem em torno de 5 cm.
Desse modo, mantenha estas compressões até que a equipe médica chegue. Realize cerca de 2 compressões por segundo.
Conte conosco para cuidar do seu coração:
Para evitar surpresas indesejadas, como quadros de infarto ou parada cardíaca, portanto, realize seu check-up cardiológico anualmente.
Ficou interessado? Então AGENDE AGORA MESMO a sua avaliação cardíaca conosco. Basta CLICAR AQUI para falar com a equipe Prolab e conhecer todos os convênios parceiros de nossa clínica.
Para conferir outros conteúdos como este, não deixe de nos acompanhar em nosso FACEBOOK e INSTAGRAM.
A saúde do seu coração é o nosso maior compromisso. ♥
NÃO DEIXE DE LER TAMBÉM:
+ Conheça todas as doenças que afetam o coração.
+ Infarto: Sintomas e Tratamento.
+ Fibrilação Atrial: Causas e Tratamento
Voltar para Notícias