Notícias
A NATAÇÃO PODE AJUDAR NA REDUÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL
Por: admin 24/11/2015 14:56Nadar é um esporte muito completo: ele trabalha com eficiência a musculatura, promove o bem-estar, ativa o sistema respiratório e, por sua vez, o circulatório, além de ser uma atividade bastante divertida e prazerosa. Mas, você sabia que, além de todos esses pontos positivos, a natação pode reduzir a pressão arterial em indivíduos pré-hipertensos?
Uma pesquisa realizada por Leandro Monteiro Zein Esteves, pesquisador da Universidade Católica de Brasília, juntamente a outros colaboradores revelou que a natação em intensidade moderada a alta é realmente eficaz na redução da pressão arterial pós-exercícios em indivíduos pré-hipertensos.
O estudo foi realizado com oito indivíduos pré-hipertensos, de modo que a pressão arterial deles foi analisada após a natação e durante sua rotina diária. Eles passaram por duas etapas, a primeira de natação (SN), na qual os pacientes nadaram por 45 minutos em intensidade moderada a alta, e a outra de controle (SC), na qual os pacientes repousaram em posição sentada, também por 45 minutos.
Os resultados demonstraram diminuição significativa na PAS – pressão arterial sistólica – por duas horas após o exercício em comparação com o período de repouso. Também houve uma boa variação da PAS entre o período de recuperação pós-exercício e o repouso pré-exercício.
Agora é só começar as aulas de natação e oferecer mais esse benefício para o seu coração! Além disso, não deixe de realizar exames de rotina e específicos – quando necessário – para ter certeza que o seu amigo do peito está com a saúde em dia, para isso, a Prolab te ajuda, temos os melhores profissionais para te auxiliar nos cuidados com o seu coração!
Fonte: Portal do Coração
Voltar para Notícias