Notícias
O TÉRMINO DE UM RELACIONAMENTO PODE PARTIR O SEU CORAÇÃO, LITERALMENTE!
Por: admin 07/06/2016 17:24O Dia dos Namorados está quase aí, assim, nada melhor do que falarmos um pouquinho sobre amor, certo? Afinal, amor tem tudo a ver com o nosso coração!
É extremamente comum ouvirmos a expressão “coração partido” quando alguém está querendo referir-se a uma desilusão amorosa, mas por que será? Acontece que, diferente do que muitos acreditam, tal expressão não é apenas figurativa, pelo contrário, ela é bastante literal.
Logicamente, o coração de uma pessoa não se parte em pedaços, literalmente, por conta de uma desilusão amorosa, mas ele sofre efeitos físicos sim: a chamada Síndrome do Coração Partido é uma doença que atinge o sistema cardiovascular, e acomete pessoas que estejam vivendo um longo período de tristeza.
A síndrome apresenta sintomas como dor no peito e taquicardia, que geralmente se manifestam quando o paciente pensa na causa de sua tristeza – que pode ser o amado, ou amada, de um relacionamento malsucedido, ou qualquer outro tipo de perda.
Segundo a Dra. Ana Camarozano, médica cardiologista da Clínica Prolab, fatores como depressão, ansiedade e estresse, que surjam por conta do término de um relacionamento afetivo, podem ser extremamente prejudiciais para o coração. De acordo com a cardiologista, a Síndrome do Coração Partido pode, até mesmo, evoluir para o surgimento de uma arritmia cardíaca, que pode vir a causar um infarto. O risco é consideravelmente maior para pacientes que já possuem histórico familiar ou predisposição a problemas cardíacos.
O emocional de uma pessoa é capaz de influenciar diretamente em sua saúde de modo geral, inclusive no funcionamento do coração, por isso, guardar emoções negativas é algo muito prejudicial para o organismo, fazendo com que hormônios como cortisol e adrenalina sejam liberados em níveis elevados e prejudiciais para o nosso organismo.
O ideal, conforme aconselha a médica, é evitar cultivar emoções negativas após o término de um relacionamento, procurando deixar a mente quieta e, assim, o coração tranquilo.
E para cuidar do seu coração e prevenir a ocorrência dessa e de outras doenças, a Prolab está sempre à disposição, com os melhores cardiologistas em Curitiba.
Fonte: Dra. Ana Camarozano, Personare
Voltar para Notícias