Notícias
Como cuidar do coração em tempos de pandemia
Por: admin 16/10/2020 12:02O ano de 2020 trouxe muitas mudanças nos hábitos de vida das pessoas, principalmente em relação a saúde. Com a chegada inesperada da pandemia devido a covid-19 os cuidados tiveram que ser redobrados.
A prática de atividade física, alimentação equilibrada e o controle da hipertensão arterial são cuidados importantíssimos para pessoas saudáveis, como forma de prevenção. Mas, para quem já apresenta quaisquer doenças cardíacas, esses cuidados são essenciais.
O vírus ainda traz muitas dúvidas, mesmo com diversos estudos, os especialistas não tem todas as respostas para a Covid-19, mas já se sabe que pode afetar diretamente as células do músculo cardíaco.
Transmitido pelo ar e pelo contato próximo com as pessoas infectadas, o COVID-19 pode ter sintomas semelhantes ao resfriado, evoluindo para casos graves de insuficiência respiratória aguda. Pessoas acima de 60 anos ou que tenham doenças respiratórias, cardiovasculares ou diabetes estão mais propensas a contrair a doença. Segundo a OMS, para esta população, a instituição aconselha maior cuidado em evitar aglomerações ou locais com pessoas doentes.
Coronavírus e doenças cardiovasculares
A infecção viral leva a uma série de reações responsáveis por desequilibrar doenças cardiovasculares que antes estavam compensadas. De acordo com especialistas, pacientes com doenças cardiovasculares prévias têm, por vezes, alterações em seu sistema imunológico além de um estado inflamatório crônico latente, o que pode agravar a evolução da doença. Em pandemias causadas por vírus respiratórios, a mortalidade por doenças cardiovasculares chegou a ultrapassar todas as outras causas, ficando à frente da pneumonia em outras situações.
Por isso, todo cuidado é pouco. Boa alimentação, atividades físicas, aumento da imunidade, e manter todos os cuidados de higiene e de distanciamento social, além do uso de máscara, são extremamente importantes.
Voltar para Notícias