Notícias
Problemas cardiovasculares são mais acentuados no verão
Por: admin 15/01/2019 16:55Verão. Sol. Calor. Mais disposição. Mais saúde. Infelizmente essa dinâmica não é bem assim para todos. Embora a maioria das pessoas considere o verão a estação preferida do ano, o que elas não sabem é que muitas outras pessoas sofrem com os males causados pelas altas temperaturas. O sol e calor, assim como todas as coisas da vida, se forem em excesso traz prejuízo à saúde, desde o surgimento de estresse por calor, a proliferação de mosquitos transmissores de doenças até problemas de pele e vasculares. Neste artigo, vamos nos deter em falar sobre os problemas cardiovasculares e trazer dicas de como evita-los. Confira!
Como o calor interfere no sistema cardiovascular?
Geralmente, no verão, é comum ver um cuidado especial com a pele e olhos, como por exemplo, o uso de protetor solar e óculos escuros. No entanto, há outros problemas que são acentuados com a chegada do verão: como é o caso do sistema cardiovascular.
As altas temperaturas interferem no bom funcionamento do coração, aumenta o risco de inchaço e ainda acarreta em problemas nos membros inferiores por conta da vasodilatação, principalmente em pessoas com histórico vascular prévio. Tudo isso acontece porque o calor desencadeia a dilatação dos vasos, o que leva à sobrecarga da circulação.
Para as pessoas com histórico vascular, como varizes, por exemplo, o problema é pior ainda, pois o extravasamento de líquidos provoca edemas, dores, sensação de peso e coceiras. Além disso, o calor pode provocar uma infecção na pele, alterando os vasos linfáticos (aqueles que auxiliam na drenagem dos membros inferiores); desidratação e queda de pressão.
Como evitar problemas cardiovasculares no verão
Se você sofre com alguns dos problemas mencionados anteriormente, fique atento às dicas a seguir e passe pelo verão com mais disposição. Para isso:
- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
- Beba bastante água;
- Evite o consumo em excesso de sal e bebidas alcoólicas (pois retêm mais líquidos);
- Use roupas confortáveis e evite as apertadas;
- Estique e eleve as pernas sempre que possível, para uma drenagem fisiológica que melhora o inchaço;
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Use meias elásticas com compreensão. Existe diversos modelos no mercado.
- Procure um angiologista ou cirurgião vascular.
Seguindo essas dicas simples, você vai passar o verão com muito mais qualidade de vida e disposição. E a Prolab pode te ajudar, com exames que vão contribuir para um diagnóstico e tratamento mais precisos. Entre em contato conosco e saiba mais.
Voltar para Notícias