Notícias
Quais riscos uma cirurgia cardíaca oferece?
Por: admin 23/02/2022 15:00Assim como qualquer outra intervenção cirúrgica, existem alguns riscos que a cirurgia cardíaca oferece. No entanto, esses riscos só se manifestam conforme a gravidade do caso e estado de saúde do paciente naquele momento.
Antes de tudo, devemos ressaltar que uma cirurgia desta magnitude, só é indicada quando os seus benefícios são muito maiores que os seus riscos propriamente dito.
Então, pode ficar despreocupado(a), que tanto o seu cardiologista quanto o seu cirurgião estão bem seguros diante desta decisão.
⠀
Quais riscos uma cirurgia cardíaca oferece?
Como dito anteriormente, os riscos fazem parte de qualquer processo cirúrgico.
Mas, o seu pré-cirúrgico não precisa ser assustador e não há motivos para você tomar sua cabeça de pensamentos negativos. Afinal, o seu médico irá avaliar minuciosamente o seu quadro clínico, seus fatores riscos e qualquer outro atributo que possa trazer quaisquer complicações durante a realização da sua cirurgia cardíaca.
De uma maneira geral, os principais riscos relacionados às cirurgias cardíacas são: sangramentos, infecções, arritmias cardíacas e até mesmo pneumonias.
Além disso, outras complicações também podem se manifestar ao longo do seu pós-cirúrgico, como: alteração no trato urinário, acidente vascular cerebral (AVC) e em alguns casos, infarto agudo do miocárdio .
Qual o tempo de realização de uma cirurgia cardíaca?
Não podemos te falar com exatidão quanto tempo dura um procedimento como esse. Afinal, diversos fatores irão contribuir para a estimativa de tempo, como histórico do paciente, seu tipo físico, finalidade da cirurgia, e especialmente, o tipo de cirurgia a ser realizada.
Mas, para que você tenha uma leve noção, o que podemos te contar é que cirurgias cardíacas leves e moderadas tendem a durar de 4 horas a 8 horas.
Já, nos casos mais graves ou de alta complexibilidade, estas cirurgias cardíacas podem chegar e até ultrapassar o tempo de 12 horas de realização.
A sua participação é fundamental para reduzir estes riscos.
E se te contamos que todos esses riscos podem ser reduzidos com a sua ajuda?
Para isso, é indispensável seguir com afinco todas as recomendações feitas pelo seu médico, tanto no pré-cirúrgico quanto no pós-cirúrgico.
Basicamente, a sua participação neste processo envolve a adoção de um estilo de vida saudável, alimentação balanceada, consumo adequado de água, entre outros fatores que variam de paciente para paciente.
O que podemos concluir sobre a cirurgia cardíaca?
Ao longo deste artigo, vimos que cada paciente é único, que os riscos podem não ser tão severos como pensamos, e também, que um pós-cirúrgico tranquilo e efetivo só depende de nós.
Mas, vale ressaltar que para uma melhor experiência, é fundamental que você busque sempre por clínicas de boa reputação e médicos altamente capacitados.
E lembre-se sempre: a Clínica PROLAB está lado a lado com a saúde do seu coração!
Para falar com a nossa equipe basta clicar AQUI.
LEIA TAMBÉM:
+ Você já ouviu falar em doença coronariana?
+ A importância da Avaliação para Cirurgia Cardíaca e Vascular
+ Infarto: Sintomas e Tratamento