Notícias
SÉRIE: 8 “vilões” do coração que você não conhecia: Doenças Inflamatórias
Por: admin 08/12/2015 16:46Continuando com a nossa série dos oito vilões inusitados do coração, vamos ao terceiro vilão, (acesse o primeiro e segundo) que não é apenas um, mas um conjunto: as doenças inflamatórias.
A Clínica Mayo realizou uma pesquisa que revelou um novo fator de risco para doenças do coração: a artrite reumatoide. De acordo com o levantamento feito, a alta quantidade de moléculas inflamatórias no corpo dos pacientes com tal patologia pode aumentar o risco de doença cardíaca.
O estado inflamatório propicia a oxidação do HDL (o bom colesterol), o transformando em colesterol ruim (LDL), e tal cenário propicia, por sua vez, o aparecimento de doenças como hipertensão, angina, insuficiência cardíaca, etc.
Além da artrite reumatoide, outras doenças comuns, como obesidade e diabetes tipo 1, também classificam-se como inflamatórias e são vilãs do coração. No caso da obesidade, o tecido adiposo e o fígado passam a não ser capazes de armazenar o excesso de colesterol e triglicerídeos no corpo, assim, esse excesso começa a ser lançado no sistema circulatório, formando placas que podem entupir as artérias. Já em relação a diabetes tipo 1, o problema está no excesso de glicose no sangue, que pode lesionar as artérias, o que pode causar uma inflamação e, por consequência, aumentar o risco de problemas no sistema cardiovascular.
Então já sabe né? O cuidado com o amigo do peito precisa ser constante, independente do seu estado, porém, se você sofre com alguma doença inflamatória, o cuidado precisa ser redobrado! E quando quiser checar como está o seu coração, venha para a Prolab!
Fonte: Minha Vida
Voltar para Notícias