Sífilis é inimiga do coração! - PROLAB - Centro Diagnóstico Cardiológico

Notícias

Sífilis é inimiga do coração!

Por: admin 14/12/2016 17:46

A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que é capaz de evoluir em 3 estágios de infecção: primário, secundário e terciário, sendo que as chances de transmissão são maiores no primeiro estágio.

Segundo dados divulgados no ano passado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o número de casos de sífilis aumentou expressivamente: mais precisamente, cerca de 603% nos últimos seis anos. Os índices dos quadros congênitos também mostrou crescimento, chegando a 135%. O aumento mais impressionante fica por conta da ocorrência de sífilis em gestantes: aproximadamente 1.047%.

A Sífilis Primária tem como sintoma o surgimento de apenas uma ferida em local específico, como região íntima, boca, ou alguma outra parte da epiderme, que surge depois de 10 a 90 dias da contração. Já na Secundária, entre 6 semanas e 6 meses, surgem também as manchas avermelhadas nas extremidades do corpo (mãos e pés), que podem vir acompanhadas de ínguas nas regiões íntimas, como virilha. Já na Terciária, os sintomas são mais graves e aparecem entre 2 e 40 anos, causando feridas na pele, nos ossos, coração ou neurológicas.

Quando não é diagnosticada e tratada corretamente, a Sífilis também pode acarretar problemas cardíacos como aneurismas, inflamações e danos às artérias e válvulas do coração – como a aorta, entre outros problemas relacionados ao coração. Quando a doença atinge esse estágio, chegando ao coração, ela passa a ser chamada de Sífilis Cardiovascular.

Mas calma: se há um problema, há, também, uma solução: essa doença pode ser controlada, por um Infectologista, por meio de Penicilina ou antibióticos comuns. Em alguns casos, quando a situação está mais grave, o paciente poderá ser internado, para a administração intravenosa destes medicamentos.

Fonte: Mulher Coração

Voltar para Notícias
icone whatsapp